28/05/2010

Dicas de experts: J. LeRoy Ward (resumo livre)

Fonte original: http://www.gantthead.com/blog/blogFinder.cfm?404;http://www.gantthead.com:80/blog/The-Money-Files/1891/



J. LeRoy Ward, PMP, PgMP, Executive Vice President, Product Strategy & Management, na ESI International.

A coisa mais importante que um gerente de projetos deve ter na cabeça ao gerenciar projetos fiananceiros.

Não importa o que os outros falem, dinheiro é o elemento mais importante em um projeto. Contabilizar os recursos financeiros e como eles foram gastos é algo que uma organização está mais interessada.

Vc precisa saber o real orçado do projeto, e necessita mantê-lo acurado, compreensivo, e com registros detalhados de todos os custos reais (gastos e pgtos). Pode não ser simples como parece. Muitas organizações não realizam esse tipo de contabilidade; elas possuem sistemas que fazem a contabilidade em uma forma geral. Primeiro, vc precisa conhecer como sua organização trata disso, e assim, fazer os ajustes de acordo.Além disso, como gerente de projetos vc não será capaz de ser também ao mesmo tempo o controller financeiro do projeto. É importante contratar um controller para esse trabalho e colocá-lo fisicamente ao seu lado no ambiente de trabalho. É importante sempre saber quanto já foi gasto e o quanto custará no trabalho ainda inacabado. Assim, vc saberá se vc precisará de mais dinheiro antes de ser perguntado.

Conselho para orçar apropriadamente e não pedir mais dinheiro depois.

Simplesmente ponha, vc tem q imaginar como alocará seu dinheiro pelos componentes do projeto. Qdo  Emaar Properties desenvolveu o Burj Khalifa em Dubai (o mairo prédio do mundo), duvido que o GP e os desenvolvedores simpelsmente disseram a todos: “Nós temos mt dinheiro, vamos iniciar o trabalho.”

O orçamento foi decomposto e alocado em ‘pacotes’ de  trabalho. Então, cada elemento do projeto tinha um orçamento, e com responsávelent que monitorava e controlava aquele pedaço do orçamento. As infos financeiras do projeto eram cobradas e agregadas e então o GP e equipe tinham uma fotografia maior do  Projeto, e então sendo capazes de tomar decisões através do board para o bem do projeto. 

É simplesmente impossível e doentio tentar gerenciar um orçamento no mais alto nível sem ter os níveis mais baixo do orçamento e de sua monitoração; Claro que se o projeto for pequeno isso pode ser feito

Para ficar claro, a melhor forma de se ter uma abordagem financeira é através de uma completa work breakdown structure (WBS). Utilizando a WBS, todos e cada entregável, tem seu prórpio orçamento monitorado.

09/05/2010

PMXPO 2010 - DIA 25/05


Uma vez por ano, milhares de Gerentes de Projetos, se juntam em um único dia para aprendizado e interação entre pares. Através do evento, experts e colegas oferecem overviews de assuntos comuns de PPM e PMO disponibilizando valiosos materiais, que incluem templates, checklists, planos de projetos e apresentações para que vc possa adaptá-los em sua própria prática. Em um tempo que tantas oportunidades impulsionam em diferentes direções (e a maior parte dela desperdiçando o seu tempo) - esa é diferente. Esse será o terceito ano que participo e recomendo a PMXPO, tenho certeza que não se arrependerá.

A inscriçao não leve mais do que 2 minutos. E ainda por cima é grátis e vale alguns PDUs.

http://www.projectsatwork.com/redirect/clickCount.cfm?ID=256178