23/07/2010

ESI Research Report - Risky Business: Organizational Effectiveness at Managing Risk of Outsourced Projects

Os resultados de uma nova pesquisa global revelam as preocupações, a efetividade e as melhores práticas em Gerenciamento de Riscos pelas empresas que tercerizam seus projetos.

Dos 95% das organizações que compram e/ou fornecem serviços ou funções tercerizados, um pouco mais da metade é capaz de gerenciar eficientemente os riscos dos seus subprojetos (projetos tercerizados).

Gerenciar um produto ou um serviço de qualidade é o maior risco de terceirização para as organizações, identificado em 70% dos respondentes da pesquisa.  

(os respondentes incluem gerentes de contratos, compradores subcontratadores, gerentes de projetos, executivos seniores e tomadores de decisão-chaves em terceirização de um grande range de industrias e governamentais na América do  Norte e do Sul, UK/Europa, Asia/Pacifico, Meio Leste e India. O estudo foi conduzido pela ESI International).

“Os resultados da pesquisa global da ESI indicam áreas para desempenho, produtividade e vantagens competitivas superiores através de um melhor gerenciamento de riscos."

Não chega a ser uma surpresa que os projetos de terceirização sejam pobremente gerenciados, e não atingem os benefícios financeiros esperados: o estudo mostra que apenas 1/3 das empresas sempre articulam claramente e definem objetivos financeiros para os parceiros de terceirização.

Como seus parceiros de negócio irão supor conhecer suas fronteiras e tolerancias se vc não divide isso com eles?

A solução pode estar com os gerentes de projetos que podem inserir um foco maior em assegurar o desempenho de fornecimento e que os resultados de contrato estejam claros e definidos como parte da fase de iniciação do projeto. Uma vez nessa condição, serão adicionados também o gerenciamento de riscos à lista - assumir uma postura diferente entre os parceiros de tercerização. .

Abaixo, alguns dados da pesquisa:
  • 63% dos respondentes disseram que os atrasos de fornecimento foram os maiores riscos nos projetos de terceirização. 
  • 61% disseram que oo escopo do contrato foi o maior risco.
  • 76% das empresas se esforçam para avaliar a habilidade técnica dos fornecedores como também o desempenho no passado - o que também siginfica que 24% não se importa (o que elas avaliam então???).
  • 65% das empresas realizam questionários de forma compreensiva, clara e articulada para as requisições de quotações que possibilitam respostas padronizadas  para análise comparativa - e isso significa que 35% não possuem padrões e modelos, e têm que se virar para interpretar as diferentes respostas e lidar com a dificuldade de compará-las;
  • Somente 50% dos respondentes pensavam que suas equipes de terceirização possuiam experiencia e práticas aproporiadas em gerenciamento de projetos.
  • 75% das organizações nem sempre definem os seus requisitos claramente para seus projetos terceirizados, um ponto fundamental em gerenciamento de projetos de sucesso.
Terceirização pode poupar dinheiro,  mas vc tem q fazer isso da maneira correta; – e o que aparece nesse estudo é que um gde numeros de empresas não estão fazendo isso.  Se vc não definir claramente os requisitos, escolha os parceiros certos e monitore o desempenho contínuo do relacionamento. Pense nisso: vc realmente sabe o que quer?

Mais alguns dados da pesquisa:

Falta de Habilidades e Processos Fundamentais

Próximo a 2/3 das organizações dispendem de metade de seus orçamentos em terceirização. Há uma necessidade de refinar as capabilidades de gerenciamento de riscos para se ter um impacto positivo na linha base de desempenho.

19% disseram que suas organizações não são eficazes na avaliação de riscos em projetos terceirizados. E 36% disseram ser de alguma forma eficazes. Já 35% disseram ser eficazes. E somente 6% disseram ser extremamente eficazes na avaliação dos riscos.

21% disse que suas origanizações não são eficazes no gerenciamento de riscos, 33% são de alguma forma eficazes, 37% disseram ser eficazes, e novamente, 6% disseram ser extremamente eficazes.
Somente 39% dos respondentes disseram que suas organizações possuem uma cultura equivocada de gestão de ricos.

Falhas de Requisitos em Projetos Terceirizados

Organizations indicam deficiência na efetividade de uso de gerenciamento e desenvolvimento de requisitos, uma crítica área para gerenciar riscos de terceirização. 

1/3 das organizações sempre articulam claramente e definem objetivos financeiros para os parceiros de tercerização.

Próximo de 32% dos respondentes discordam que suas organizações continuamente avaliam projetos tercerizados em relação aos seus objetivos e metas originais.

Foco no Gerenciamento de Forneceimento e Gerenciamento de Contratos

maior foco em assegurqar o desempenho de fornecimento e nos resultados de contrato indicam q a competencia de Gestão de Riscos nessas áreas podem ser um diferencial-chave entre os parceiros de terceirização.

76% das organizações avaliam as habilidades técnicas e o histórico de desempenho técnico de seus fornecedores.

Habilidades de Futura Terceirização

Mais da metade das organizações reconhecem que precisam de melhorias em suas capabilidades além de treinamento e suporte, estes indicados como habilidades-chaves  de gerenciamento de riscos.

Das top áreas nas quais os respondentes disseram que suas organizações devem investir em treinamento e informação, 61% disseram gerenciamento de riscos; 53% avaliação de riscos, 51% gerenciamento de qualidade de serviço na tercerização, 49% gerenciamento e desenvolvimento de requisitos, e 47% disseram melhores práticas de tercerização de projetos.

Para mais informações, inclusive a metodologia da pesquisa, visite www.esi-intl.com/outsourcingsurvey

Oportunidade: Engenheiro de Melhoria de Processos

Amigos, segue uma ótima  oportunidade

Favor entrar em contato direto com a hunter indicada abaixo. Boa sorte!
Empresa multinacional do segmento de Oil&Gas, busca:
Engenheiro de Melhoria de Processos

Requisitos:
Formação em Engenharia, preferencialmente Mecânica ou Produção;
Experiência em melhoria de processos e técnicas de solução de problemas, como: teoria das restrições, Lean Manufacturing e Six Sigma;
Desejável conhecimento em gerenciamento de contratos;
Inglês avançado.

Principais atribuições:
Elaborar mapas de processos e procedimentos;
Criar processos para lições aprendidas;
Gerenciar riscos;
Fazer análise crítica de contratos.

Contato:
Lúcia Sodré - RESCH RECURSOS HUMANOS
lucia@reschrh.com.br
http://www.reschrh.com.br/

22/07/2010

Ciclo de Palestras




Evento sobre Processos e Projetos em São Paulo nos dias 27 e 28 de julho - Concorra a sorteios de credenciais VIPs (valor de R$ 720,00).

Importantes profissionais do mercado estarão apresentando em 2 dias, interessantes assuntos como PRINCE2, SCRUM, BPO, IPMA e outros. Veja mais sobre o evento que ainda terá o encerramento da banda Vertera (www.vertera.com.br) e participe do sorteio de credenciais para o evento completo (inclusive o show) que tem o apoio do site Projetizado
 
Para concorrer às vagas VIPs:
http://www.projetizado.com.br/form_pmone.html
 
Site do evento:
http://www.freeman.com.br/v5.1/pt-br/eventos/ciclo_palestras_ed1/index.php
 

04/07/2010

Calendários Criativos para Gerentes de Projetos

Parar GPs em projetos com cronogramaz apertados. Cada dia consumido, aumenta-se a pressão do projeto.



 



Para GPs que trabalham em casa


Para GPs que querem mostrar o tamanho do projeto de acordo com o cronograma



Para GPs em projeto multicultural (com stakeholders religiosos)



Para GPs com equipe feminina que gosta de estourar bolinhas de plástico...


Para GPs arquitetos:


GPs esotericos



Para GPs de Marketing



Para GPS Eng Eletronicos



020
       Para GPs f'isicos


Para GPs GLS



Para GPs de Iluminacao


Para GPs matematicos


Para GPs de metodologia ageis (os dois)





Para GPs de projetos maritimos



Para GPS de projetos publicos


Para GPs que fazem reuniao de equipe no bar


Para GPs que promovem a colaboracao



Para GPs que estao envolvido em projetos maias



Para GPs home office