16/12/2010

Os 5 Lugares mais Seguros na Terra

Segurança é um componente crítico em Gerenciamento de Riscos. Se os funcionários e os ativos da empresa não estão em condições seguras e confortáveis, pouco mais importa.

Veja abaixo algumas instituições que consideram a qualificação de "seguro" ao extremo.

Aeroporto de Istambul
O aeroporto de Istambul à prova de terremotos serve como exemplo de redução de danos provocados por tremores. O novo terminal internacional Sabiha Gökçen Airport de Istambul é a maior construção do mundo isolada sísmicamente, e está agora finalizado e aberto para operações.
Em uma área de 2 mlhões de pés quadrados, o terminal não se assenta diretamente no solo, a não ser pelos mais de 300 isoladores, e pode se movimentar de lado de acordo com o tremor. Toda a  construção se move por inteiro como se fosse uma única unidade, e isso previne dos danos provenientes das forças irregulares que atuam nas estruturas.
Depois do tremor massivo de magnitude 7.4 na Turquia em 1999 que matou 17.000 pessoas e destruiu bilhões de dólares em propriedades, o aeroporto parece como um gde desenvolvimento na cidade já que os geólogos esperam mais um outro tremor maior ainda nas próximas décadas.



Datacenter no Subsolo de Bahnhof
O provedor de serviço de internet sueco Bahnhof montou um lugar seguro para seus dados. Para eles, um velho abrigo de bomba nuclear a 100 pés debaixo de uma montanha em Estocolmo pareceu seguro o suficiente.
O site infame Wikileaks também moveu parte de seus servidores para o bunker que foi construído em 1943 e revitalizado nos anos 70 para abrigar oficiais do governo.
Aparentemente, o pessoal de Bahnhof está muito feliz em abrigar o Wikileaks em seu ultra-seguro bunker, seguro de qualquer pressão política ou ataques físicos. Wikileaks tem sofrido ataques pelo governo americano pelas suas publicações, muitas delas secretas. Há pouco, o Wikileaks liberou 100.000 documentos militares internos da guerra do Afeganistão e outros ainda da guerra do Iraque. Tanto o Wikileaks quanto o seu fundador, Julian Assange, estão fazendo inimigos no Departamento de Defesa americano, mas eles podem descansar pq seus computadores estão seguros.

Veja o vídeo abaixo que ilustra um pocuo sobre o Datacenter (repare na sirene de alarme).



World Trade Center 7 - a prova de Terror
Junto com as torres gêmeas, o prédio próximo World Trade Center 7 foi destruído em 9/11. Diferente das estruturas maiores, este prédio foi reconstruído.
E está sendo considerado o prédio mais seguro do mundo. Com um núcleo de concreto, o prédio foi construído para ter uma forma de um "bunker" no céu. E está sendo o primeiro prédio que foi construído no local onde era o World Trade Center.
Toda essa arquitetura inovativa e a série de redundâncias de segurança - a maiorida delas desenhada com as liççoes aprendidas após o colapso das Torres Gêmeas -  oferecem um exemplo para os prédios de grande altura em um mundo pós- 9/11.

A estrutura em torno do núcleo de concreto pode cair ou pegar fogo, ter um problema biológico ou químico,  mas o núcleo estará protegido;
Muitos outros prédios estão sendo construído baseados no modelo do 7.

A Abóboda de Sementes do Juízo Final de Svalsgaard

No gelo remoto, no ártico de uma ilha norueguesa está a última esperança da humanidade de restaurar a produção agrícola se o pior cenário acontecer. Seja por causa de uma mudança de clima, ou esfriamento nuclear, pandemia global ou até um choque de meteoro, esse banco de sementes guarda o código genético de todas as plantações críticas que precisaríamos para refazer a civilização.

Fisicamente, é virtualemente impenetrável a desastres. Terremotos de magnitude 6.2 estremeceram as proximidades não danificam os andares de subsolo do bunker - consegue resisitir um choque na própria montanha. Dizem que a duração desse bunker pode rivalizar com a garnde pirãmide de Gizé.
Apesar de utilizar refrigeração mecânica para manter a temperatura a 0 grau. Se houver falha nos equipamentos, o profundidade no ártico ainda a manteria conservada durante por vários anos, mesmo com as previsões de aquecimento global.




Fort Knox

O Fort Knox é o nome coloquial para o U.S. Bullion Depository que é o local onde os Estados Unidos guarda a maior parte do seu ouro. Sabia que as 5.000 toneladas do precioso metalque total vale 137 bilhões de dólares está protegido somente uma porta de  22 toneladas?

Para abrir a porta é necessário uma combinação que deve ser digitada por 10 pessoas diferentes. Além dos tanques, guardas, cercados, paredes de granito, vigilância de vídeos, alarmes protegem as instalações. Não é de maravilhar que na época da 2ª GM, o Fort Knox guardava a Magna Carta, as jóias da família Inglesa, as reservas de ouro de muitas nações européias ocupadas, A Declaração da Independência, e a Constituição Americana. O discurso "The Gettysburg Address" e a Bíblia de Guttenberg também foram protegidas em Fort Knox.




Fonte:
http://www.riskmanagementmonitor.com/the-10-safest-places-on-earth/
por Jared Wade on November 17, 2010

14/12/2010

Um cavalo mais rápido!

"Se eu perguntasse para os meus clientes o que eles desejavam, eles diriam:
um cavalo mais veloz". - Henry Ford

Essa frase é clássica na disciplina de Inovação. E parece que Ford ensina que se deve ignorar os clientes e focar em fazer o que é certo. Mas, a frase é mais profunda do que isso.

É claro que Ford perguntou aos seus clientes o que eles queriam. E é bem provável que seus clientes tenham respondido algo parecido como "cavalos mais velozes". E a razão é bem simples:

Eles não podiam imaginar nada além disso.

De fato, os clientes não queriam um "cavalo mais veloz", mas sim, um método de transporte pessoal mais rápido.  Simples assim. E para Henry Ford, atender a esse requisito seria impossível com um cavalo, então foi aí que veio a idéia de construir uma máquina que qualquer um de seus clientes pudesse comprar. Mesmo após Ford ter vendido o primeiro carro, ninguém ainda podia imaginar que fosse possível pagar por um.

03/12/2010

A nova classe de gerentes mamíferos

Os projetos reúnem e vendem conhecimento. Não importa qual seja a estrutura formal de uma organização – sua hierarquia funcional, matriz, ou a emergente organização por processos [ou horizontal], cujas linhas de comunicação e poder são definidas ao longo dos processos do negócio (...) O trabalho rotineiro não precisa de gerentes; se não pode ser automatizado, pode ser autogerenciado pelos operários. É o inexaurível livro de projetos – para melhorias internas ou para atender aos clientes – que cria novo valor. Reúne informações e as transforma em resultado, isto é, formaliza, captura e faz a alavancagem deste conjunto para produzir um ativo de valor ainda maior.
Consequentemente, se os velhos gerentes são dinossauros, uma nova classe de gerentes mamíferos – os gerentes de projetos – evolui para preencher o nicho que aqueles outrora comandaram. Como sua contraparte biológica, o gerente de projetos é mais ágil e adaptável do que o animal que está substituindo, mais habilitado a viver pela inteligência do que pela força de seu peso.

As pessoas que comandam ou trabalham com projetos vencedores sempre serão as primeiras a desencadear as próximas novas ondas. Os melhores gerentes de projetos irão buscar as pessoas mais talentosas, e estas – dispondo de várias opções, - optarão pelos melhores gerentes. A antiguidade vai pesar cada vez menos do que o conceito de "o que você tem feito por mim ultimamente...".

Nem todos podem ou devem ser gerentes de projetos, mas aqueles com capacidade para tal certamente serão bem-sucedidos. Quando uma empresa deixa de ser definida por seus departamentos funcionais e se torna um portfólio de projetos e processos, é muito mais fácil obter-se crédito por um sucesso – os resultados logo aparecem e são óbvios. Da mesma forma, torna-se mais difícil jogar a culpa de algum fracasso sobre "eles", pois "eles" fazem, cada vez mais, parte da sua equipe multifuncional de projetos.
 
Extraído do livro Intellectual Capital de Thomas A. Stewart

Tempo é crucial para um GP - 31 dicas

É fato: não há tempo para fazer tudo!

Por isso, o GP só deve se dedicar ao que é importante.
Mas, isso não é tão fácil.
Ele deve estar preparado para dizer "não" e priorizar suas demandas. 
Criar hábitos produtivos, saber preparar seus insumos de trabalho.  


  1. Estabeleça seu espaço de produtividade. Deve ser um local confortável com tudo que vc precisa a mão.
  2. Use tecnologias. Seja rápido em atividades triviais.
  3. Dê valor ao seu trabalho e não permita que ninguém interfira nisso.
  4. Ao fim de um dia de trabalho, faça sempre uma limpeza na sua mesa. Elimine os rascunhos, versões não oficiais, copos de café e etc. Não dá para trabalhar bem em um local cheio de restos de lanches, monte de papéis ou que dão a impressão que vc tem muita coisa para fazer ao mesmo tempo. Fica difícil até de começar. 
  5. Crie o hábito de usar as ferramentas de agenda (Calendário eletrônicos) e saiba integrá-los em diferentes dispositivos (correio do trabalho, celular, PC, correio web based). Isso estimula sua capacidade de planejar, e oferece uma visualização antecipada da execução.
  6. Ao fim do dia, confira sua agenda do dia seguinte; Replaneje se necessário. 
  7. No início do dia, leia a agenda do dia (já verificada no dia anterior). Elimine a pressão de fazer as coisas correndo.
  8. Toda vez que houver tarefas que dependem da contribuição de terceiros ou equipe externa, considere um provável atraso.
  9. Seja sistemático antes de começar um projeto. Conheça os processos gerais de gerenciamento de projetos.
  10. Mantenha a energia de sempre estar pronto para fazer as coisas na hora. Isso inspira.
  11. Não envolva-se apenas em projetos longos. Tenha os short-wins. Isso dá mais energia para tocar os projetos de longo prazo. 
  12. Desafie-se sempre em terminar seus trabalhos ASAP ou antes do prazo, quando aplicável.
  13. Aprenda a recompensar a si próprio - isso o ajudará nas tarefas mais difícieis, pois sabe que haverá retorno;
  14. Se vc pode fazer uma tarefa em 5 minutos, faça na hora; Agindo assim vc fará mais coisas em 10 anos do que uma vasta maioria faz em toda a sua vida. Lembre-se que o como vc usa seu tempo determina a sua qualidade da vida.
  15. Decida o que é mais importante fazer primeiro, mas isso deve ser algo pessoal e referente a aquele momento.… mas lembre-se, vc somente consegue fazer bem uma coisa de cada vez. 
  16. Ao terminar uma tarefa com sucesso, já inicie a próxima. Sucesso chama sucesso.
  17. Seja sistemático em suas tarefas, faça as coisas automaticamente, sem encessitar de uma deliberação da consciência. Todos n´so temos tarefas desagradáveis, mas necessárias. Qdo se torna hábito, é mais fácil encará-las.
  18. Evite ser interrompido. Isso corta o processo de criatividade.Utilize controles como avisos na porta, recado no voice mail. Se necessário, procure locais onde ninguém possa achá-lo.
  19. Aprenda a dizer "não" a tarefas sem retorno. mantenha-se ocupado com coisas importantes. 
  20. Evite viajar se é possível resolver via tecnologias tais como telefone, telecon, emails, videoconf, etc
  21. Registre seus pensamentos em um gravador. Assim, vc poderá criar ou resolver algum problema enquanto faz algum tipo de tarefa mecânica. 
  22. Tarefas pequenas devem ser agrupadas e as realize todas de uma vez. Retorno  ligações, reposta a emails, etc.
  23. Seja eficiente em suas reuniões. Adiante a todos os participantes o horário de início e a pauta. Feche a porta e peça para que desliguem o celular. Aos atrasados, não se sinta obrigado de resumir o discutido a todos, somente os importantes de acordo com a pauta. Desenvolva a reputação de iniciar reuniões na hora marcada.
  24. Vá direto ao ponto em todas as suas comunicações. Evite prolixidade. mantenha suas mensagens curtas e suaves tanto quanto possível.
  25. Faça backups do seus dados.
  26. Coloque seu planejamento em local visível. Marque com um "check" as atividades realizadas.
  27. Utilize modelos (templates) como forma de reduzir o esforço e deixar a criatividade para o que for realmente importante. Tenha em mãos documentos genéricos que possam ser repetitidamente aplicados. Atas de reunião, emails, solicitações e etc são exemplos de docs que podem ser padronizados.
  28. Delegue sempre que possível e trabalhe apenas como follow-ups.
  29. Não dê satisfações de suas decisões facilmente, principalmente quando não solicitadas. 
  30. Monitore sempre o seu tempo, por semana. Contabilize a cada hora, todos os seus minutos. E ao final da semana, cheque novamente.
  31. Visualise as tarefas sendo realizadas com sucesso. Internalize os sentimentos de sucesso e realização. Amplifique isto. 
Tendo os hábitos acima, seu diferencial será o fato de que consegue realizar mais coisas que os demais. Além de dedicar mais tempo para fazer o que mais gosta.