03/09/2009

Antecipando os erros mais comuns

As pressões para realizar entregas em curto prazo podem levá-lo a agir hoje de tal maneira que haverá um preço caro demais para se pagar amanhã. Especialmente quando falamos de projetos pequenos, menos formais, os quais se sente que não há a necessidade de planejamento e controle organizados, estruturados.

Alguns casos frequentes:

_ Pular a fase de planejamento:

Já se tem a concepção do projeto e percebe-se que é de curta duração, e vc pensa: "Pq não iniciar agora mesmo o trabalho? Parece uma boa idéia, mas lembre-se: vc não tem todas as atividades definidas! Basta esquecer de fazer uma atividade ou fazê-la de maneira incorreta para q um dos objetivos do projeto esteja compremetido.

Outras variações desse mesmo caso:

“Já fizemos esse projeto muitas vezes antes, então pq temos q planejar novamente?”
Mesmo q projetos possam ser similares, SEMPRE haverá elementos diferentes. Projetos nunca sao iguais. É importante dedicar um momento para veririficar se seu plano está endereçado para a situação atual.

• “Nosso projeto é algo totalmente diferente, então o q adianta tentar planejar?"

Isso é algo como se vc estivesse em uma cidade em q nunca esteve antes e se perguntar: o que adianta traçar uma rota, se não conheço nada por aqui? Planejar um novo projeto se torna importante exatamente pelo motivo de ninguém ter passado por esse caminho antes. Embora seu plano inicial possa ter q ser revisado durante o projeto, vc e sua equipe precisam ter a declaração das intenções do seu plano.

_ Omitir as etapas de iniciação completamente:

Geralmente, a pressão por tempo é a culpada aqui. Pessoas não apreciam a necessidade de definir procedimentos e relacionamentos antes do trabalho começar efetivamente. Muitos projetos em execução perdem o sentido devido a uma justificativa de projeto mal fundamentada ou desnecessária para a organização. Outros geram prejuízo porque foi ignorada a análise de viabilidade do projeto.

_ Encerrar parcialmente as fases de encerramento:

No fim do projeto, geralmente todos estão preocupados com um novo projeto. Recursos escarços e curtos deadlines encorajam esse comportamento, e um novo projeto será sempre muito mais empolgante do que organizar um projeto velho.

_Ignorar os fatores gerenciais:
Uma visão gerencial deve influenciar os ambientes internos e externos do projeto, pois há inúmeros fatores aparentemente externos que impactam fortemente o andamento das atividades. Por exemplo: contexto político (empresarial, grupos de pressão etc.), ritmo e cultura da organização, fatores ambientais, movimentos de classe, interesses adversos ao projeto etc.

Nenhum comentário: