23/12/2008

Quick Quiz por Barbee Davis, MA, PHR, PMP

Minha empresa utilza o método dos sinais (faróis): indicadores verde, amarelo e vermelho, para acompanhar a saúde de seus projetos. Mas, de vez em qdo, isso gera enganos. Esse método é o melhor?



A. Esse método é o melhor, e então suas fórmulas matemáticas devem estar
inacuradas.
B. Esse método pode ser um bom indicador da saúde do projeto, mas é fácil ter enganos com os significados das cores.
C. Esse não é um bom método a utilizar, pois o intervalo de valores que definem os
indicadores no verde, no marelo e no podem variar largamente.
D. Esse método diz a vc qdo o projeto deve ser interrompido e abandonado, então ele é mandatório como parte de uma melhor prática.

Resposta correta: B.

Esse método pode ser um excelente alerta para a saúde do seu projeto. Mas, esteja certo em avaliar cada indicador intimamente para que não haja enganos. Varianças que aparecem dentro de intervalos aceitáveis podem ser enganosas, principalmente se vc falsamente acreditar que os indicadores traduzem uma verdade positiva sobre o projeto. Por exemplo,um indicador verde para o orçamento sempre quer dizer q o projeto está menor que o estimado, porém vc pode descobrir que na verdade algumas aquisições não foram solicitadas a tempo e o pagamento de alguns recursos-chaves não foram feitos devidos a essa indisponibilidade. O problema aparecerá mais a frente e o indicador não mostrará isso.
Indicadore do tipo farol com cores são desejáveis para ajudar a priorizar os problemas que devem ser atacados. Mas, lembre-se: cada cor do indicador deve ser avaliada e interpretada de forma a evitar surpresas desnecessárias ao seu projeto.

Barbee Davis, M.A., PHR, PMP, é revisora da equipe global do PMI Registered Education Provider Review. Ela trabalha na Davis Consulting e é autora, editora, palestrante e escritora de materiais treinamento e de workshops para treinadores corporativos. Ela é Black Belt in MS Project e professa em nível universitário.

Nenhum comentário: