29/12/2008

Análise das Partes Interessadas

É fundamental uma etapa de análise específica dos aspectos comportamentais associados a cada indivíduo ou grupo, visto que esses pontos podem afetar o seu relacionamento com o projeto.
Identificando o comportamento atual e seus efeitos potenciais (positivos ou negativos) para o projeto, pode-se planejar uma comunicação, com cada parte interessada, que permita atingir uma condição mais favorável.
O grau de interesse (ainda que pessoa e político) pode se sobrepor aos interesses do projeto e seus efeitos podem afetar o grau de suporte e colaboração obtidos.
Nolan e Kolb (1987) combinam a interdependência do projeto com relação à parte interessada (que é associada ao grau de poder da mesma sobre o recurso do projeto), variando de baixa a alta, com o interesse do indivíduo ou grupo, variando num espectro de um interesse mútuo (totalmente a favor) até um interesse conflitante (totalmente contra), o que dará para os mesmos uma classificação, no primeiro caso de aliados ou membros da rede ou de bloqueadores ou desaceleradores no segundo caso." [ver figura abaixo]



Trecho do Livro Gerenciamento da Comunicação em Projetos


"Em um discurso pronunciado no auge da Guerra Civil, Abraham Lincoln se referiu aos sulistas como seres humanos, companheiros que estavam no caminho errado. Uma senhora idosa o criticou por ele não os ter chamado de inimigos irreconciliáveis que precisavam der destruídos. "Por que, minha senhora", Lincoln respondeu, "não destruo meus inimigos quando os torno meus amigos?" --

Trecho do Livro 48 Leis do Poder

Um comentário:

Elaine Pivoto disse...

Olá Rafael! Após algumas experiências neste ano de 2008, pude concluir que algumas tentativas de alianças externas esquecem de negociar as fontes de poder e de conhecimento. Dá a entender que alguns comportamentos externos sugerem que alianças irão ocorrer de uma hora para outra sem haver nenhuma demanda de princípios, valores, conhecimento. Gostaria de saber se na "análise de partes interessadas" os "bloqueadores" e os "desacelaradores" sao utilizados em membros de rede e aliados que utilizam de quantidade ou invés de qualidade de argumentos para uma retençao do poder em volta dos seus projetos. Grande abraço.