01/12/2008

Modelo de Sistema de Gerenciamento da Qualidade baseado em Processos

O modelo da ISO 9001:2000 é o seguinte:


  • À esquerda, note os requisitos dos clientes que são entradas para a realização do produto e para a organização como um todo;

  • À direita, veja a saída dos produtos que são fornecidos aos clientes que se mostram satisfeitos ou (não). Isso irá depender dos requisitos atendidos. Por isso, a realização do produto deve ser controlada.

  • No centro, temos a organização que aumentam continuamente a satisfação dos clientes. A alta gestão deve assegurar, ao gerenciar os recursos, que a empresa é capaz de realizar o produto dentro dos requsitos dos clientes.

  • Conclui-se que: a qualidade do processo e do produto e, ainda, a satisfação dos clientes devem ser medidas e analisadas. Se existir gaps sobre o desejado e o real, ações corretivas devem acontecer. E, ainda, ações preventivas devem ser programadas de modo a eliminar causas de possíveis não-conformidades.
O modelo do Sistema* de Gerenciamento da Qualidade baseado em Processos possui 4 processos:


  1. Responsabilidade do Gerenciamento;
  2. Gerenciamento de Recursos;
  3. Realização do Produto;
  4. Medição, Análise e Melhoria.

* A alta gestão deve ser a responsável pelo desenvolvimento, implementação e contínua melhoria do Sistema de Gerenciamento da Qualidade.

O significado do termo QUALIDADE deve ser entendido como:


"É o grau o qual uma série de características inerentes preenchem os requisitos"
(ISO 9000:2000)

  • O termo "Qualidade" pode ser utilizado com diversos adjetivos tais como pobre, boa ou excelente.
  • "Inerente", em oposição a "atribuída a", quer dizer exisitir em algo, especificamente como uma característica permanente.
  • "Requisitos" são expectativas ou necessidades dos clientes ou outras partes interessadas, declaradas, implicadas ou obrigatórias.
Na ISO 9000:2000, o termo qualidade, tal como outros, são explicados por meio de um diagrama conceitual, conforme abaixo:


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