28/11/2008

Triângulo do escopo

Triângulo do escopo

O projeto é um sistema dinâmico que para atingir seus objetivos com eficiência e eficácia deve ser mantido em constante equilíbrio.

A figura abaixo ilustra a dinâmica do triângulo do escopo.



A área do triângulo representa o escopo e a qualidade do projeto. As linhas que representam o tempo, o custo e disponibilidade dos recursos variam de acordo com a abrangência do escopo e os níveis de qualidade.

O plano do projeto é o documento que informa o tempo, o custo, e os recursos necessários para executar o projeto dentro dos limites definidos para escopo e qualidade. Ou seja, o plano do projeto soemente deve ser aprovado após uma análise dos compromissos de tempo, recursos e de custos para a verificação se há equliíbrio.

É esperado também que a elaboração do plano do projeto não seja demasiado longo, pois a cada dia, mais mudanças ficam sujeitas a ocorrer.

Qualquer Gerente de Projetos sabe que após o trabalho começar, mudanças sempre podem acontecer. Por exemplo: os pedidos dos clientes que não foram mapeados, as oportunidades do mercado que mudaram, ou problemas com um recurso-chave que é muito difícil de substituir. Estes fatores podem colocar o projeto em situação de desequilíbrio.

A importância do gerente de projeto está na atuação do controle eficiente da utilização e o trabalho dos recursos, bem como o custo dos controles e o nivelamento dos recursos. Além de gerenciar os stakeholders na definição da abrangência do escopo, dos níveis de qualidade, e a definição das datas de entrega.

Baseado nestes pontos, o gerente de projetos pode criar soluções para absorver melhor as mudanças no projeto, sempre com o modelo mental do Triângulo do escopo.

Um comentário:

Elaine Pivoto disse...

Administrar a mudança interna em ambientes corporativos voláteis e bastante competitivos, confere a capacidade gestora no desenvolvimento aprimorado e contínuo dos negócios. ;-) Grande final de semana para vocês aí! Ótimo evento!