16/12/2010

Os 5 Lugares mais Seguros na Terra

Segurança é um componente crítico em Gerenciamento de Riscos. Se os funcionários e os ativos da empresa não estão em condições seguras e confortáveis, pouco mais importa.

Veja abaixo algumas instituições que consideram a qualificação de "seguro" ao extremo.

Aeroporto de Istambul
O aeroporto de Istambul à prova de terremotos serve como exemplo de redução de danos provocados por tremores. O novo terminal internacional Sabiha Gökçen Airport de Istambul é a maior construção do mundo isolada sísmicamente, e está agora finalizado e aberto para operações.
Em uma área de 2 mlhões de pés quadrados, o terminal não se assenta diretamente no solo, a não ser pelos mais de 300 isoladores, e pode se movimentar de lado de acordo com o tremor. Toda a  construção se move por inteiro como se fosse uma única unidade, e isso previne dos danos provenientes das forças irregulares que atuam nas estruturas.
Depois do tremor massivo de magnitude 7.4 na Turquia em 1999 que matou 17.000 pessoas e destruiu bilhões de dólares em propriedades, o aeroporto parece como um gde desenvolvimento na cidade já que os geólogos esperam mais um outro tremor maior ainda nas próximas décadas.



Datacenter no Subsolo de Bahnhof
O provedor de serviço de internet sueco Bahnhof montou um lugar seguro para seus dados. Para eles, um velho abrigo de bomba nuclear a 100 pés debaixo de uma montanha em Estocolmo pareceu seguro o suficiente.
O site infame Wikileaks também moveu parte de seus servidores para o bunker que foi construído em 1943 e revitalizado nos anos 70 para abrigar oficiais do governo.
Aparentemente, o pessoal de Bahnhof está muito feliz em abrigar o Wikileaks em seu ultra-seguro bunker, seguro de qualquer pressão política ou ataques físicos. Wikileaks tem sofrido ataques pelo governo americano pelas suas publicações, muitas delas secretas. Há pouco, o Wikileaks liberou 100.000 documentos militares internos da guerra do Afeganistão e outros ainda da guerra do Iraque. Tanto o Wikileaks quanto o seu fundador, Julian Assange, estão fazendo inimigos no Departamento de Defesa americano, mas eles podem descansar pq seus computadores estão seguros.

Veja o vídeo abaixo que ilustra um pocuo sobre o Datacenter (repare na sirene de alarme).



World Trade Center 7 - a prova de Terror
Junto com as torres gêmeas, o prédio próximo World Trade Center 7 foi destruído em 9/11. Diferente das estruturas maiores, este prédio foi reconstruído.
E está sendo considerado o prédio mais seguro do mundo. Com um núcleo de concreto, o prédio foi construído para ter uma forma de um "bunker" no céu. E está sendo o primeiro prédio que foi construído no local onde era o World Trade Center.
Toda essa arquitetura inovativa e a série de redundâncias de segurança - a maiorida delas desenhada com as liççoes aprendidas após o colapso das Torres Gêmeas -  oferecem um exemplo para os prédios de grande altura em um mundo pós- 9/11.

A estrutura em torno do núcleo de concreto pode cair ou pegar fogo, ter um problema biológico ou químico,  mas o núcleo estará protegido;
Muitos outros prédios estão sendo construído baseados no modelo do 7.

A Abóboda de Sementes do Juízo Final de Svalsgaard

No gelo remoto, no ártico de uma ilha norueguesa está a última esperança da humanidade de restaurar a produção agrícola se o pior cenário acontecer. Seja por causa de uma mudança de clima, ou esfriamento nuclear, pandemia global ou até um choque de meteoro, esse banco de sementes guarda o código genético de todas as plantações críticas que precisaríamos para refazer a civilização.

Fisicamente, é virtualemente impenetrável a desastres. Terremotos de magnitude 6.2 estremeceram as proximidades não danificam os andares de subsolo do bunker - consegue resisitir um choque na própria montanha. Dizem que a duração desse bunker pode rivalizar com a garnde pirãmide de Gizé.
Apesar de utilizar refrigeração mecânica para manter a temperatura a 0 grau. Se houver falha nos equipamentos, o profundidade no ártico ainda a manteria conservada durante por vários anos, mesmo com as previsões de aquecimento global.




Fort Knox

O Fort Knox é o nome coloquial para o U.S. Bullion Depository que é o local onde os Estados Unidos guarda a maior parte do seu ouro. Sabia que as 5.000 toneladas do precioso metalque total vale 137 bilhões de dólares está protegido somente uma porta de  22 toneladas?

Para abrir a porta é necessário uma combinação que deve ser digitada por 10 pessoas diferentes. Além dos tanques, guardas, cercados, paredes de granito, vigilância de vídeos, alarmes protegem as instalações. Não é de maravilhar que na época da 2ª GM, o Fort Knox guardava a Magna Carta, as jóias da família Inglesa, as reservas de ouro de muitas nações européias ocupadas, A Declaração da Independência, e a Constituição Americana. O discurso "The Gettysburg Address" e a Bíblia de Guttenberg também foram protegidas em Fort Knox.




Fonte:
http://www.riskmanagementmonitor.com/the-10-safest-places-on-earth/
por Jared Wade on November 17, 2010

Nenhum comentário: