03/12/2010

Tempo é crucial para um GP - 31 dicas

É fato: não há tempo para fazer tudo!

Por isso, o GP só deve se dedicar ao que é importante.
Mas, isso não é tão fácil.
Ele deve estar preparado para dizer "não" e priorizar suas demandas. 
Criar hábitos produtivos, saber preparar seus insumos de trabalho.  


  1. Estabeleça seu espaço de produtividade. Deve ser um local confortável com tudo que vc precisa a mão.
  2. Use tecnologias. Seja rápido em atividades triviais.
  3. Dê valor ao seu trabalho e não permita que ninguém interfira nisso.
  4. Ao fim de um dia de trabalho, faça sempre uma limpeza na sua mesa. Elimine os rascunhos, versões não oficiais, copos de café e etc. Não dá para trabalhar bem em um local cheio de restos de lanches, monte de papéis ou que dão a impressão que vc tem muita coisa para fazer ao mesmo tempo. Fica difícil até de começar. 
  5. Crie o hábito de usar as ferramentas de agenda (Calendário eletrônicos) e saiba integrá-los em diferentes dispositivos (correio do trabalho, celular, PC, correio web based). Isso estimula sua capacidade de planejar, e oferece uma visualização antecipada da execução.
  6. Ao fim do dia, confira sua agenda do dia seguinte; Replaneje se necessário. 
  7. No início do dia, leia a agenda do dia (já verificada no dia anterior). Elimine a pressão de fazer as coisas correndo.
  8. Toda vez que houver tarefas que dependem da contribuição de terceiros ou equipe externa, considere um provável atraso.
  9. Seja sistemático antes de começar um projeto. Conheça os processos gerais de gerenciamento de projetos.
  10. Mantenha a energia de sempre estar pronto para fazer as coisas na hora. Isso inspira.
  11. Não envolva-se apenas em projetos longos. Tenha os short-wins. Isso dá mais energia para tocar os projetos de longo prazo. 
  12. Desafie-se sempre em terminar seus trabalhos ASAP ou antes do prazo, quando aplicável.
  13. Aprenda a recompensar a si próprio - isso o ajudará nas tarefas mais difícieis, pois sabe que haverá retorno;
  14. Se vc pode fazer uma tarefa em 5 minutos, faça na hora; Agindo assim vc fará mais coisas em 10 anos do que uma vasta maioria faz em toda a sua vida. Lembre-se que o como vc usa seu tempo determina a sua qualidade da vida.
  15. Decida o que é mais importante fazer primeiro, mas isso deve ser algo pessoal e referente a aquele momento.… mas lembre-se, vc somente consegue fazer bem uma coisa de cada vez. 
  16. Ao terminar uma tarefa com sucesso, já inicie a próxima. Sucesso chama sucesso.
  17. Seja sistemático em suas tarefas, faça as coisas automaticamente, sem encessitar de uma deliberação da consciência. Todos n´so temos tarefas desagradáveis, mas necessárias. Qdo se torna hábito, é mais fácil encará-las.
  18. Evite ser interrompido. Isso corta o processo de criatividade.Utilize controles como avisos na porta, recado no voice mail. Se necessário, procure locais onde ninguém possa achá-lo.
  19. Aprenda a dizer "não" a tarefas sem retorno. mantenha-se ocupado com coisas importantes. 
  20. Evite viajar se é possível resolver via tecnologias tais como telefone, telecon, emails, videoconf, etc
  21. Registre seus pensamentos em um gravador. Assim, vc poderá criar ou resolver algum problema enquanto faz algum tipo de tarefa mecânica. 
  22. Tarefas pequenas devem ser agrupadas e as realize todas de uma vez. Retorno  ligações, reposta a emails, etc.
  23. Seja eficiente em suas reuniões. Adiante a todos os participantes o horário de início e a pauta. Feche a porta e peça para que desliguem o celular. Aos atrasados, não se sinta obrigado de resumir o discutido a todos, somente os importantes de acordo com a pauta. Desenvolva a reputação de iniciar reuniões na hora marcada.
  24. Vá direto ao ponto em todas as suas comunicações. Evite prolixidade. mantenha suas mensagens curtas e suaves tanto quanto possível.
  25. Faça backups do seus dados.
  26. Coloque seu planejamento em local visível. Marque com um "check" as atividades realizadas.
  27. Utilize modelos (templates) como forma de reduzir o esforço e deixar a criatividade para o que for realmente importante. Tenha em mãos documentos genéricos que possam ser repetitidamente aplicados. Atas de reunião, emails, solicitações e etc são exemplos de docs que podem ser padronizados.
  28. Delegue sempre que possível e trabalhe apenas como follow-ups.
  29. Não dê satisfações de suas decisões facilmente, principalmente quando não solicitadas. 
  30. Monitore sempre o seu tempo, por semana. Contabilize a cada hora, todos os seus minutos. E ao final da semana, cheque novamente.
  31. Visualise as tarefas sendo realizadas com sucesso. Internalize os sentimentos de sucesso e realização. Amplifique isto. 
Tendo os hábitos acima, seu diferencial será o fato de que consegue realizar mais coisas que os demais. Além de dedicar mais tempo para fazer o que mais gosta.

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