É fato: não há tempo para fazer tudo!
Mas, isso não é tão fácil.
Ele deve estar preparado para dizer "não" e priorizar suas demandas.
Criar hábitos produtivos, saber preparar seus insumos de trabalho.
- Estabeleça seu espaço de produtividade. Deve ser um local confortável com tudo que vc precisa a mão.
- Use tecnologias. Seja rápido em atividades triviais.
- Dê valor ao seu trabalho e não permita que ninguém interfira nisso.
- Ao fim de um dia de trabalho, faça sempre uma limpeza na sua mesa. Elimine os rascunhos, versões não oficiais, copos de café e etc. Não dá para trabalhar bem em um local cheio de restos de lanches, monte de papéis ou que dão a impressão que vc tem muita coisa para fazer ao mesmo tempo. Fica difícil até de começar.
- Crie o hábito de usar as ferramentas de agenda (Calendário eletrônicos) e saiba integrá-los em diferentes dispositivos (correio do trabalho, celular, PC, correio web based). Isso estimula sua capacidade de planejar, e oferece uma visualização antecipada da execução.
- Ao fim do dia, confira sua agenda do dia seguinte; Replaneje se necessário.
- No início do dia, leia a agenda do dia (já verificada no dia anterior). Elimine a pressão de fazer as coisas correndo.
- Toda vez que houver tarefas que dependem da contribuição de terceiros ou equipe externa, considere um provável atraso.
- Seja sistemático antes de começar um projeto. Conheça os processos gerais de gerenciamento de projetos.
- Mantenha a energia de sempre estar pronto para fazer as coisas na hora. Isso inspira.
- Não envolva-se apenas em projetos longos. Tenha os short-wins. Isso dá mais energia para tocar os projetos de longo prazo.
- Desafie-se sempre em terminar seus trabalhos ASAP ou antes do prazo, quando aplicável.
- Aprenda a recompensar a si próprio - isso o ajudará nas tarefas mais difícieis, pois sabe que haverá retorno;
- Se vc pode fazer uma tarefa em 5 minutos, faça na hora; Agindo assim vc fará mais coisas em 10 anos do que uma vasta maioria faz em toda a sua vida. Lembre-se que o como vc usa seu tempo determina a sua qualidade da vida.
- Decida o que é mais importante fazer primeiro, mas isso deve ser algo pessoal e referente a aquele momento.… mas lembre-se, vc somente consegue fazer bem uma coisa de cada vez.
- Ao terminar uma tarefa com sucesso, já inicie a próxima. Sucesso chama sucesso.
- Seja sistemático em suas tarefas, faça as coisas automaticamente, sem encessitar de uma deliberação da consciência. Todos n´so temos tarefas desagradáveis, mas necessárias. Qdo se torna hábito, é mais fácil encará-las.
- Evite ser interrompido. Isso corta o processo de criatividade.Utilize controles como avisos na porta, recado no voice mail. Se necessário, procure locais onde ninguém possa achá-lo.
- Aprenda a dizer "não" a tarefas sem retorno. mantenha-se ocupado com coisas importantes.
- Evite viajar se é possível resolver via tecnologias tais como telefone, telecon, emails, videoconf, etc
- Registre seus pensamentos em um gravador. Assim, vc poderá criar ou resolver algum problema enquanto faz algum tipo de tarefa mecânica.
- Tarefas pequenas devem ser agrupadas e as realize todas de uma vez. Retorno ligações, reposta a emails, etc.
- Seja eficiente em suas reuniões. Adiante a todos os participantes o horário de início e a pauta. Feche a porta e peça para que desliguem o celular. Aos atrasados, não se sinta obrigado de resumir o discutido a todos, somente os importantes de acordo com a pauta. Desenvolva a reputação de iniciar reuniões na hora marcada.
- Vá direto ao ponto em todas as suas comunicações. Evite prolixidade. mantenha suas mensagens curtas e suaves tanto quanto possível.
- Faça backups do seus dados.
- Coloque seu planejamento em local visível. Marque com um "check" as atividades realizadas.
- Utilize modelos (templates) como forma de reduzir o esforço e deixar a criatividade para o que for realmente importante. Tenha em mãos documentos genéricos que possam ser repetitidamente aplicados. Atas de reunião, emails, solicitações e etc são exemplos de docs que podem ser padronizados.
- Delegue sempre que possível e trabalhe apenas como follow-ups.
- Não dê satisfações de suas decisões facilmente, principalmente quando não solicitadas.
- Monitore sempre o seu tempo, por semana. Contabilize a cada hora, todos os seus minutos. E ao final da semana, cheque novamente.
- Visualise as tarefas sendo realizadas com sucesso. Internalize os sentimentos de sucesso e realização. Amplifique isto.
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