23/01/2011

10 fundadores que voltaram a ser CEO para alavancar suas empresas

O que acontece qdo uma empresa está com problemas? Contrata um novo CEO. Mas, qdo ela deseja dar um salto estratégico ou restaurar um padrão de liderança, ela chama um ex-CEO, normalmente um fundador. E foi o que aconteceu com a empresa Google que anunciou a volta de Larry Page como seu novo CEO.
1. Larry Page


Não volta para salvar, mas para alavancar a Google, dar foco e torná-la mais ágil. Facebook e Apple chegaram para ficar e a Google corre o risco de ser a próxima Microsoft.

2. Steve Jobs



A Apple é o melhor exemplo de "dar a volta por cima" na história. Steve Jobs voltou no fim dos anos 90s e salvou Apple. Ele deu um novo foco ä empresa, cortou as gorduras, e lançou novos produtos como o iMac e o iPod que geraram um crescimento massivo.

3. Michael Dell



Michael Dell voltou em 2007, e na época a  HP era a número 1. Mas, ele não fez mt.
Dell permanece como a   no. 2 e a HP a no. 1, de acordo com os dados do IDC. Dell ainda é extremamente dependente do Microsoft Windows, e parece não entrar no mundo dos celulares e dos tablets, o futuro da indústria de PC.

4. Howard Schultz




Em 2008, ele voltou para tirar das lojas do Starbucks a "cara de McDonalds". A empresa colocou o seu foco em bares expressos e na expansão internacional.

5.  Jerry Yang




Ninguém imaginava que Jerry Yang, fundador do Yahoo, pudesse ser um CEO pior que o seu antecessor Terry Semel. Em 2008, a Microsoft fez uma oferta de compra do Yahoo por 44,6 bilhões de dólares. As duas negociaram, mas Jerry Yang queria mais dinheiro que isso — e a Microsoft desistiu. E nesse mesmo dia, o Yahoo e o Google fecharam uma parceria de venda de anúncios. Mas, a Microsoft fez lobby contra a parceria e o Google desistiu. Fez uma parceria entáo com a Microsoft sobre a união dos sistemas de buscas onde a tecnologia épassou a ser a da Microsoft. Poucos dias depois, Jerry Yang saiu "sob tiroteio" do comando do Yahoo e hoje chora num cantinho. E pior, o Yahoo não vai levar de cara nem um centavo (tem que esperar a grana vir dos anúncios), e seu sistema de busca — que já foi um dos maiores — será enterrado levando para a própria empresa o risco maior pois se o negócio não der certo, a Microsoft tem outros negócios e não deve sumir do mapa. E o Yahoo?
Hoje, Carol Bartz está no comando do Yahoo, e as açoes valem $16, menos da metade do que a os ~$33 que a Microsoft ofereceu.


6. Reid Hoffman


O fundador do LinkedIn Reid Hoffman se tornou CEO novamente em 2008. E então trouxe o ex-executivo do Yahoo Jeff Weiner para ser o novo CEO.

7. Rob Kalin



Rob Kalin da Etsy voltou em 2009, pois havia uma gestão madura em seu lugar -  ele era uma criança. Ele finalmente cresceu e retomou as funçoes.


8. David Ulevitch




O fundador da OpenDNS David Ulevitch também cresceu e tomou o controle da empresa, o que fez a empresa dar um gde salto.

9. Dmitry Shapiro



O fundador do Veoh,  Dmitry Shapiro, voltou em 2009 mas não conseguiu salvar o negócio de vídeo online. Ele faliu no início do ano passado e vendeu os ativos para a Qlipso.

10. Charles Schwab

Schwab vendo novos competidores vindos da E-Trade e Ameritrade voltou a ser CEO e consertou a empresa. As acões dobraram desde então, totalmente fora do ritmo do mercado.
Depois, passou a ser Executive Chairman em 2008, e colocou Walter Bettinger como CEO.




Fonte: http://www.businessinsider.com/

Nenhum comentário: