31/08/2010

Cultivando uma mentalidade de Portfolio



Esses dias tive a oportunidade de assistir a apresentação da estratégia feito por um executivo.
No contexto de uma nova administração, todos os presentes estavam focados no programa de transição e as prioridades iniciais. Acredito que na turbulência de mudança, as perguntas que pressionam as mentes de todos eram:  E aquele problema crônico na área B?  Haverá cortes? Como a administração irá priorizar as suas metas acordadas com os diferentes stakeholders? Como iremos combater o novo entrante XPTO no nosso mercado? Quais são os novos negócios? O que há de diferente? Quais os programas e projetos que serão iniciados?
A apresentação não estava completa, mas continha a relação bem estruturada dos projetos definidos para a execução da estratégia.

"Ao cultivar e promover uma mentalidade de portfolio e
aplicar os seus princípios de gerenciamento em todos os níveis, 
as questões cruciais da empresa são praticamente endereçadas."

A mentalidade de portfolio oferece um foco estratégico no conjunto de ações. Assegura que todos estejam trabalhando nos projetos certos com as prioridades certas, e não se prendendo em atividades de baixo valor ou que não tenham recursos alocados.

De acordo com a Norma de Gerenciamento de Portfolio (PMI), um portfolio é uma coleção de projetos e programas e qualquer outro trabalho que uma vez agrupados facilitam a eficácia do gerenciamento de atingir os objetivos estratégicos do negócio.

O Gerenciamento do Portfolio foca nos processos de identicar, selecionar, priorizar, governar, medir e reportar os projetos e programas para que atinjam objetivos específicos de negócio.

Uma mentalidade de portfolio requer que, em algum ponto no tempo, os gerentes:
  1. Façam o inventário de todos os projetos e programas presentes no portfolio, e estejam familiarizados com eles.
  2. oquem na grande fotografia com claresa de propósitos e baseados nos objetivos estratégicos.
  3. Continuamente, avaliem e balanceiem prioridades, tendo como base os 4 R’s
    • Rewards  = Ganhos (benefício);
    • Riscos;
    • Recursos;
    • Relacionamento (o impacto de fazer um projeeto sobre outros projetos que já existem ou que estejam  ou planejados).
Enqto riscos e ganhos são considerações feitas para avaliar projetos individuais, o risco de relacionamento é frequentemente ignorado. Este risco é a respeito da derivação de como o projeto está relacionado com os outros no portfolio incluindo os impactos em demandas e dependencias de custo, cronograma,  e recursos.

Uma mentalidade de portfolio dá visibilidade dos relacionamentos entre projetos e os seus impactos na competitividade por prioridades .
Para cultivar uma mentalidade de portfolio é necessário ter uma liderança para canalizar por toda  organização o foco em objetivos estratégicos chaves, e fazer o balaceamento das prioridades em todos os níveis.

Outras aplicações
  • Para os novos administradores, como também para as novas empresas, o desafio não é agarrar todos os programas que deveriam ser feitos, mas os programas que não deveriam ser feitos. 
  • Gerenciamento de Portfolio pode ser uma filosofia de vida; . No nível pessoal, a mentalidade de portfolio pode ajudá-lo a tomar melhores decisões,  tais como as escolhas de despesas. 
  • No nível profissional, seu portfolio é seu resume ou curriculum vitae (CV) de todos os seus projetos e realizações. 

 Baseado nos artigos de Mr. Duggal que é líder do PMI SeminarsWorld®r, Diretor da Projectize Group LLC e líder do seminário Building the Next Generation PMO and Portfolio Management.

Um comentário:

Anônimo disse...
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