23/08/2010

Maturidade da Organização

Maturidade é crescimento, ou melhor, crescer através do tempo.

As organizações devem levar em conta que, ao implementar um novo processo, durante um período o desempenho sofrerá devido à inexperiência dos envolvidos nas novas atividades. O que chamamos de falta de maturidade.

Geralmente, em uma implementação bem feita, o líder do projeto define e se intera do processo com um pouco mais de profundidade e procura informar aos participantes que o entendimento das novas atividades deve ser passado em sequencia, de uma pessoa para a outra. Isso resulta em uma significativa melhora em menor período de tempo, e assim que o processo for definido pelas próprias pessoas que o manuseia, passa a ser padronizado e as pessoas novas começam a seguir o mesmo fluxo.

O gerenciamento PMO de uma implementação pode incluir um critério de qualidade e iniciar a medição das durações de tempos, principalmente nas passagens de bastões. Quando as pessoas envolvidas no processo sabem que estão influenciando a medição, parece mágica, mas passa a ser possível enxergar as melhorias consistentes de desempenho.

A partir daí, o gerenciamento PMO pode provocar (desafiar) os participantes a melhorar os seus tempos. Nem que seja em apenas alguns segundos. Observe como cada integrante do processo tenta controlar e melhorar seu processo, cada um a sua vez e maneira.


Essa sistemática PMO é a demonstração de implementação progressiva, o qual envolve 4 passos:
  • Padronização;
  • Medição;
  • Controle 
  • Melhoria.
Esse modelo tb é base para os passos no Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®).
O processo implementado tipicamente melhora em um continuum através dos passos acima.

Então ao iniciar um novo processo (ou uma nova área com novos processos), a ênfase inicial estará na padronização de seus processos e atividades, implementar uma estrtura de trabalho, e muito foco em treinamento e gerenciamento de recursos. Importante nesse momento criar métricas e medições.

Além dos 4 passos acima, a maturidade também na compreensão e evolução da expertise técnica do processo. Se fosse uma área de projetos, por exemplo, seguiria também a evolução das dimensões de gerenciamento de projetos, programas e portfolio.

Baseado nos artigos de Mr. Duggal (líder do PMI SeminarsWorld®, Diretor da Projectize Group LLC)

Nenhum comentário: