01/08/2008

Hoje é Sexta-feira!!!!!!!!!!!

Bom final de semana a todos!

A arrogância é um perigo, pois ela favorece o risco de liquidar o mais poderoso estoque que uma pessoa pode ter, o conhecimento. Não é o conhecimento que está nos livros, mas aquele que está em cada pessoa que temos contato.

Uma vez quando cheguei para dar uma palestra numa fábrica e havia um palco fixo, um pouco distante, vinte fileiras de vinte cadeiras. Não gostei da organização e para aproximar as cadeiras do palco, desci e comecei a puxar as cadeiras, uma por uma. Quando estava na quinta cadeira da primeira fila, alguns operários lá no fundo ofereceram ajuda. Eles perguntaram se podiam fazer de outra maneira. Como estava apressado, respondi que não e que se queriam ajudar, bastava dar continuidade ao que eu já havia começado. Ao fim, o chefe dos operários fez questão de me dizer seria mais fácil pegar apenas a última fileira e colocar na frente de todas as demais que daria o mesmo efeito. "Fui arrogante em não dividir o problema, pois achei que eu já sabia, que eu me bastava". Realmente o que comecei a fazer era uma solução, mas não a melhor.

**********************************************************************************

Outra vez, em uma fábrica paulista de uma das maiores multinacionais do planeta, havia um problema sério: na esteira de aço, no final do processo, vez ou outra, embalava-se uma caixa vazia. Para resolver o problema, dois engenheiros com pós-doutorado, durante três meses gastaram oito milhões de reais e chegaram a uma solução genial: um programa de computador acoplado a uma balança ultra-sensível, acusava diferença de peso toda vez que passava uma caixinha vazia; o sistema travava, e um braço hidráulico rejeitava a embalagem. Uma auditoria, cinco meses depois, apontou o funcionamento com sucesso, mas também que o sistema comprado pelos Engenheiros estava desligado há três meses. Ao serem perguntados o porquê disso, os operários contaram que tinham desligado o sistema porque aquele braço parava a esteira a todo momento e atrapalhava a produção deles e da fábrica. Ao pensar na solução do assunto, tiveram a idéia de fazer uma “vaquinha” e comprar um ventilador. Colocaram o ventilador ligado na frente da esteira e quando passava uma caixinha vazia, o vento a empurrava para fora da esteira a embalagem vazia sem ter que parar a produção. Uma solução de 30 reais mais eficaz e eficiente. Por que não foram envolvidos no problema antes?
Mario Cortella

Nenhum comentário: