Baseado no artigo:
“The Executive Sponsor – the hinge upon which organizational project management maturity turns?”
apresentado por Terence Cooke-Davies, Ph.D., no Congresso realizado pelo PMI em Edinburgh / Escócia no ano 2005.
O PAPEL DO PATROCINADOR
“Uma forma de gerenciar por objetivos é definir o alcance das metas do Patrocinador dependendo dos resultados dos seus projetos”,
“Faça mais com menos projetos. Selecione e se comprometa apenas com os projetos que realmente suportem a estratégia e a visão da empresa”
Steve Jobs representa para o desenvolvimento e sucesso da Macintosh o mesmo que Michael Dell representa para a Dell.
Independente do tipo de negócio, existem super heróis que asseguram que projetos e estratégias estejam alinhados.
“O papel do Patrocinador Executivo não se limita à entrega do projeto”.
Está contemplada, também, a entrega dos projetos ou produtos certos para os clientes. A responsabilidade pela visão global e pelo alcance integral dos benefícios esperados com o projeto é do Patrocinador.
As funções do Patrocinador
Os Patrocinadores desempenham papéis diversos, porém relacionados. São eles:
• Dono do objetivo estratégico;
• Governante do projeto;
• “Amigo” do gerente do programa ou projeto nas esferas mais altas da empresa;
• Defensor do projeto.
“Em termos de eficácia, um Patrocinador está posicionado na empresa de uma forma tal que o permite enxergar e considerar todas as opções estratégicas antes da aprovação do projeto, assegurando que ele receba os recursos adequados e que o time tenha a autoridade suficiente para alcançar as metas propostas”. De forma análoga, ele percebe que os Patrocinadores levam o projeto no caminho da eficiência utilizando indicadores clássicos de prazo, custo, escopo e qualidade, e também fatores relacionados com saúde, segurança e impacto ambiental.
“O papel do Patrocinador é assegurar a qualidade do objetivo estratégico, alocar as responsabilidades às pessoas corretas na empresa, e certificar que os critérios de desempenho técnico estão alinhados com o plano de negócio.”
“As organizações estão tornando os Patrocinadores responsáveis pelos benefícios do projeto. Elas não apenas estão fazendo com que os Patrocinadores aprovem o plano de negócio e assumam responsabilidade pela implementação do mesmo, como também amarrando seu bônus com os resultados dos projetos”.
“O Patrocinador trabalha com o Gerente de Projeto para assegurar que o empreendimento está preparado para o sucesso.” De fato, é este nível de responsabilidade, juntamente com paixão e motivação, que levam aos resultados. “Se o seu Patrocinador é responsável pelos benefícios do projeto, ele considerará, por exemplo, o gerenciamento de riscos, de uma forma mais séria e adequada ao projeto”.
Comportamento a ser aprendido
O Patrocinador deve atuar como defensor do projeto, demonstrando paixão, obtendo envolvimento ativo da equipe, e removendo as barreiras para o sucesso do empreendimento. Os Patrocinadores devem assegurar que todos envolvidos no projeto estejam cientes sob suas responsabilidades, atribuindo a eles os poderes necessários para que o trabalho seja feito.
Projetos Certos
Antes de colocar em práticas as tarefas rotineiras dos Patrocinadores, deve se assegurar a correta seleção dos projetos para execução. “O envolvimento dos Patrocinadores é crítico para definir se e como o projeto deve ser iniciado. Mais importante do que gerenciar é escolher corretamente o projeto.”, “Se o líder acredita que o programa e o projeto são necessários para implementar a estratégia da empresa, então o gerenciamento de projetos ganha força”.
Um comentário:
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