12/07/2008

CASE - PM em New Orleans

Em janeiro desse ano, a firma de engenharia MWH Global foi contratada pela cidade de New Orleans para gerenciar mais de 100 projetos de reconstrução, um papel que representa um impulso na recuperação da cidade dos estragos provocados pela Furação Katrina.


O programa possui enorme riscos e expetativas, e a complexidade está na profunda emoção que envolve o ambiente. A Comunicação está sendo o fundamento para tudo que se realiza nos projetos.


Richardson é o Gerente de Programa da firma de engenharia MWH Global.

Uma de suas tarefas é oferecer uma visão macro de gerenciamento dos projetos das iniciativas de recuperação dos prédios municipais tais como o de Bombeiros, Prefeitura, bibliotecas e museus.

Após 5 meses de trabalho, Richardson diz: "Um dos maiores desafios é o grande número e a variedades de projetos que precisam ser gerenciados. Todos pedem um nível de gerenciamento do início até o fim.”

Para o Dr. Edward Blakely, Diretor Executivo do Gabinete de Recuperação e Desenvolvimento e Administração, responsável por trazer a MWH, justificou a necessidade de Project Management: “Obviamente, vimos que precisamos de alguém como a MWH, que tenha a capacidade de lidar com muitos e diferentes recursos e gerenciar o quadro de prazos que desenvolvemos. Eles têm mostrado que têm a capacidade de fazer esse trabalho bem feito.”

Uma das prioridades da MWH foi configurar uma infra-estrutura de comunicação com a missão de desempenhar o papel de manter o público e os governistas prontos de maneira a gerar velocidade ao desenvolvimento dos projetos.

A feramenta escolhida foi um website e, em fevereiro, a cidade anunciou a criação de seu novo site: http://neworleans.iprojweb.com/

O site funciona utilizando a bem familiar tecnologia do GoogleMaps com funções de buscas personalizadas e uma navegação intuitiva. A informação do projeto é atualizada imediatamente das fontes de dados que alimentam os cronogramas e os relatórios internos do projeto. Todos os projetos em andamento tb contém janelas pop-up com o nome de contato, o telefone e e-mail para que os moradores da cidade saibam para quem direcionar as informações.

“O site, não somente ajuda em manter os nossos cidadãos informados, como também nos habilita a alcançar muitos dos cidadãos refugiados pelo país que estejam planejando ou considerando uma volta para a cidade,” disse Blakely. “Esse Web site é a janela para o mundo da recuperação de New Orleans. Além de avisar os cidadãos o que está acontecendo por aqui, o site tem sido uma grande ajuda para os nossos departamentos e agências internos. A MWH tem nos ajudado a coordenar uma série enorme de informações.”

Para as boas práticas da MWH, o website serviu como um exemplo da importância que a comunicação desempenha em um gerenciamento de projeto eficiente.

“Uma das grandes oportunidades sobre uma situação única como essa é perceber o que funciona e o que não funciona e, assim, desenvolver o que é o melhor.” disse Richardson. “Nós já aprendemos que nas áreas de comunicações e controle do projeto o website foi um grande sucesso. Estamos tentando manter o máximo de transparência."

Além do site, a MWH ajudou a cidade a identificar e montar uma equipe de profissionais para os projetos. Ao fim, a MWH Global trabalhou com a cidade para estabelecer uma Unidade de Entregas do Projeto e montou a equipe com 55 firmas de Engenharia e Arquitetura que permitiu que o trabalho fosse realizado em muitas frentes simultâneamente. Existe um pool de 55 fornecedores lá para expedir os processos de modo a gerar mais velocidade e aprender com atividades repetitivas.

Mas, mesmo assim a cidade e a MWH devem trabalhar com diversos grupos de fornecedores para a ssegurar que os seus trabalhos mantêm as heranças culturais e históricas da cidade, um ativo intangível que etm um papel importante no magnetismo do turismo. “Temos que ser muito sensíveis para fazer acontecer,” Richardson disse.

Como ferramenta, a MWH utilizou o software Primavera 6.0 . O softwaere de portfolio capacita as firmas a analisar as variáveis dos projetos — incluindo as chegadas de demandas, balanço dos projetos, mapeamento do uso de recursos, e comunicação do desempenho do progresso para os stakeholders. O sistema tb permite os cenários de “what-if” de forma que as firmas possam identificar contrapartidas e a priorização de esforços como também em favorecer a colaboração.

"Esse projeto tem muita visibilidade regional, nacional e internacional. É muita gente acompanhando o que está sendo feito. A pressão é muito grande" Blakely diz. "É enorme, porque há expectativas em tudo que se faz. E nós não podemos controlar tudo. E aí que está a importância da MWH em todo esse racional.”

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