Seja breve na descrição dos objetivos. Se vc toma uma página inteira para descrever um simples objetivo, a maior parte das pessoas não irá lê-lo ou compreendê-lo.
Não use jargões técnicos. Jargões técnicos não são universalmente conhecidos. Pessoas de diferentes departamento, áreas e empresas utilizam uma mesma palavra com significados diferentes.
Faça um checklist SMART:
- Specific (Específicos): está em um nível de detalhe que não há espaço para diferentes interpretações?
- Measurable (Mensurável): está especificada uma medida ou um indicador para determinar o atingimento do objetivo?
- Agressive (agressivo) ou Attainable (atingível) - esse objetivo encoraja a equipe a sair da sua zona de conforto?
- Realistic (realista): A equipe acredita que poderá atingir esse objetivo?
- Time-sensitive (considerãção de tempo): Há uma data para a entrega?
Faça seus objetivos controláveis. Tenha a certeza que vc e sua equipe podem influenciar o sucesso de cada objetivo. Se vc não tem a certeza disso, não se comprometa. Saiba diferenciar desejo de objetivo.
Identifique todos os objetivos. Tempo e recursos são sempre escassos, então mapeie tudo q vc tem que atingir para planejar adequadamente e minimizar surpersas .
Tenha a certeza que os patrocinadores e os apoiadores do projeto estão de acordo com os objetivos. Isso gera confiança no sucesso do projeto.
Um comentário:
Sempre aprendo muito com suas postagens. Obrigada Rafael!
Bom final de semana,
Elaine.
Postar um comentário