20/06/2008

20 Dicas e truques para o Exame de PMP

1 - Faça um checklist das coisas que precisam estar organizadas na manhã do Exame. Nada pode tirar a sua concentração nesse dia. Faça o checklist 4 horas antes no dia anterior. Algumas dicas que podem entrar no seu checklist:

a. Separe os dois documentos de identificação com a sua assinatura, uma com foto, para que você possa fazer o exame;
b. Apesar da Prometric fornecer, separe uma calculadora de 6 funções (verifique a bateria);
c. Verifique se o seu carro está pegando e com gasolina;
d. Confirme se alguém ficará cuidando do seu filho(a) e tenha um plano B;

2 - Não gaste mais de uma hora na noite anterior do exame. A essa altura, estudar causará mais danos do que ajuda. Seu cérebro precisa de relax para estabelecer as conexões de memória de longo prazo. Planeje juma noite relaxante e tranquila.

3 - Se alimente com comidas leves a partir da tarde do anterior ao do Exame. A partir de 72h antes, não beba alcool. Isso dará mais poder de concentração.

4 - Não deixe de fazer um bom café da manhã.

5 - Não deixe de se concentrar por alguns minutos na manhã do Exame.

6 - Se você não está com o inglês em dia, não deixe de solicitar o ptbr como segunda língua. Mas, não deixe de estudar também em inglês. Procure entender a questão em inglês. Há risco em confiar o entedimento na tradução. Use o botão de tradução para as palavras as quais você tem dúvida.

7 - Na prova existe a opção de pular as questões para serem feitas mais tarde. Ataque primeito as questões de lógica e deixe para depois as de diagrama (rede e valor esperado);

8 - Faça as questões mais fáceis primeiro, logo na primeira leitura.

9 - Se você encontrar uma questão que ache que não saiba, não entre em pânico. Faça isso: pule e depois volte com a cabeça "mais pensada". Ou tente realizar por eliminação (elimine as opções que contenham as palavras "always" "never" e prefira as que tenham "WBS", "normally"; "reasonably"; "in many cases").

10 - Somente altere uma questão já marcada se realmente foi um insight. Um estudo provou que a primeira opção é 3x mais correta que a segunda e a terceira.

11 - Não há penalidades para respostas erradas. NÃO DEIXE NADA EM BRANCO!!

12 - Leia cada questão com muita calma. Leia TODAS as palavras. O PMI gosta de colocar frases que induzem a uma conclusão prévia, mas no fim da sentença tem uma palavrinha que muda tudo. CUIDADO COM O "BUT" (em inglês quer dizer também "a não ser" menos").

13 - o Exame não é um teste de leitura rápida. Tenha o msmo cuidado do item 12 para as respostas.

14 - Ao ler as respostas e encontrar a correta, NÃO DEIXE DE LER AS DEMAIS. Há pequenas diferenças entre respostas.

15 - Uma pegadinha do PMI é citar uma definição exata do PMBOK, mas perguntar por algo relacionado a uma definição errada para a resposta. Faça o link entre pergunta e resposta.

16 - As últimas questões e as primeiras podem dar dicas ou ter conexões entre si. Mas não fique indo para lá e para cá. Anote a dica e siga o teste.

17 - Use o papel fornecido pelo PMI copiando os diagramas e realizando os cálculos. Não fique anotando parte no papel e conferindo a outra parte na tela. Copie todo o desenho.

18 - Outra pegadinha é a dupla negação tal como "Nenhuma dessas é relevante exceto por". Se precisar, escreva no papel para chegar à real pergunta: "Qual dessas é a relevante..."

19 - Use a calculadora para tudo menos para os cálculos elementares. Mas, se vc tiver tempo, confira até os elementares. A pressão do Exame nos faz pensar que 1+1=3;

20 - Durante a prova, por 10 segundos, respire, relaxe e depois volte a dedicar concentração ao Exame. Faça isso regularmente.

BOA SORTE!

Nenhum comentário: