28/06/2008

Inteligência Cultural (IC)

Há alguns anos atrás, o banco HSBC tinha um anúncio que mostrava a foto de um gafanhoto e logo abaixo tinha uma mensagem:




"USA-Pest. China-Pet.Thailand-Appetizer"*


* EUA: Peste; China: Bicho de criação; Tailândia: Aperitivo


O fator cultural é algo tão poderoso que afeta até como um minúsuculo inseto é percebido. Então, temos que convir que as açõs humanas, os gestos, os padrões de linguagem que as pessoas encontram quando estão trabalhando fora do seu site de atuação abrem um leque enorme de diferentes interpretações e que, frequentemente, originam maus entendimentos e impossibilidade de cooperação.


Aqueles que exercem a habilidade de interpretar gestos não familiares e de adaptar o seu modo de ser de acordo com a ocasião, formal ou não, possuem o que se chama de Inteligência Cultural.


Apesar da Inteligência Cultural inicialmente ter sido associada à Inteligência Emocional, hoje, está claro as suas distinções. Pessoas com alta inteligência emocional tendem a generalizar comportamentos e criar estereótipos. Pessoas com alta inteligência cultural tendem a criar situações que minimizem as diferenças.


Uma vez, um professor disse algo que nunca esqueci:


"Em terra de sapos, de cócoras com eles!"


Em um mundo onde projetos que atravessam fronteiras é uma rotina, a Inteligência Cultural se torna imprescindível. Estou falando de fronteiras entre países, entre empresas, entre departamentos, entre áreas de autação.


Um projeto que pode gerar alto impacto na cultura local tem grandes chances de não dar certo. Nesse caso, é de extrema importância que o gerente de projetos possua a Inteligência Cultural para poder entender os aspectos humanos envolvidos e, principalmente, a ética em questão.

Mesmo aprendendo sobre as crenças, os costumes e os tabús de culturas estrangeiras é impossível prever todas as stuações que possam aparecer e evitar as indesejáveis gafes.

Algumas dicas da Inteligência Cultural:

- Ao participar de um time multidisciplinar (principalmente com pessoas de diferentes países) não fique tentando descobrir o que cada stakeholder dá valor ou acha importante. Observe as consistências nos vários tratamentos individuais e estabeleça o modo de atuação do projeto. Geralmente, na intenção de gerar resultados comuns, existem aspectos presentes em todos os participantes. Use-os como norte para criar procedimentos e objetivos do projeto.

- Aceite convites para sentar, apertar a mão, tomar um café, praticar um esporte ou qualquer outro hábito local. Isso será uma demonstração que você estima o modo de viver deles e pode ser uma oportunidade para aprender mais sobre hábitos, costumes e valores, ou seja, a ética deles. Em troca, você será considerado como uma pessoa confiável e portas serão abertas.

- Em projetos inseridos em culturas diferentes, aceite os presentes. Em alguns locais ou situações, presentes não vêem acompanhados de interesses comerciais. Mantenha a sua empresa informada.

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