13/06/2008

A Verdadeira Arte

"The cause of all human evils is not being able to aplly general principles to special cases"
Epictetus*, c.60-120
Uma das aplicações que a frase inspiradora de Epicteto nos passa é que o bom profissional deve saber aplicar o conhecimento que aprendeu na faculdade, nos livros lidos e em tudo que completa a sua formação à uma real necessidade que se apresenta à sua fente. E isso implica em não aplicar ipsi literis e, sim, na forma adequada para o caso em particular.


Assistir uma aula e ler um livro não exigem tanto do profissional. Basta alguns momentos de dedicação. O seu verdadeiro trabalho ou, melhor dizendo, a sua arte é a capacidade que tem de transformar os princípios gerais em casos bem particulares e, claro, que funcionem.


Atualmente, em instantes se aprende a utilizar um software de cronograma. Mas, não crie a idéia que isso fará de você um gerente de projetos. Isto não fará.


Se você não aprender os princípios específicos dos projetos que ficam por detrás das atividades de cronograma, o software somente ajudará a documentar suas falhas com maior precisão.


Não fique no meio do caminho, vá até o fundo da especificidade em questão.
Saiba o que está fazendo especificamente.
Fale com propriedades específicas.


Não se preocupe, as partes gerais não desaparecerão do mapa, ainda constarão com frequencia nos documentos e relatórios corporativos, geralmente, nos últimos tópicos, nas Referências ou Bibliografias.



* Filósofo e ex-escravo romano, ensinamentos trouxeram grande influência sobre os primeiros pensadores cristãos. Libertado, aderiu à filosofia estóica e formou com Sêneca e Marco Aurélio a tríade de nomes mais conhecidos da segunda fase do estoicismo. Foi expulso de Roma com outros filósofos (89), por ordem do imperador, como reação à postura estóica, contrária à tirania.Fundou uma escola de grande sucesso baseada no modelo socrático de filosofar. Morreu sem deixar nada escrito, porém seus ensinamentos foram publicados por vários de seus seguidores.

Um comentário:

Anônimo disse...

O desafio maior não é somente a capacidade de estudar, traduzir e implementar. A história da humanidade mostra que com um forte apoio um grupo de pessoas botou pra funcionar coisas como escravidao, a santa inquisição e o nazismo. A interpretação do que foi dito ou escrito sempre fará alguns felizes e trará a tristeza de outros. E nem a tal "justa medida" de um filosofo que não me lembro o nome, mas que vc citou uma vez em posts anteriores, acredito que solucionaria este quebra-cabeças. O mundo gira assim como está. O meu fracasso contribui para o sucesso de outros e assim seguimos..