11/06/2008

Novo Líder



Atualmente, todos procuram líderes. Líder técnico, líder de projeto, líder de grupo, líder da área, líder do jogo, líder do negócio. Enfim, líder para tudo. O líder é o cara!


A palavra LÍDER sugere mudança, tem movimento. Um líder de verdade, realmente faz algo porque ele TEM O PODER DE movimentar pessoas.

Na visão corporativa, o Líder está na palavra "senior". Se espera de um professional "senior" que ele esteja a frente do "Pleno" e do "Júnior" e, por isso, saber como fazê-los gerarem resultados.

Um gerente senior deveria ser visto como um "CEO-herói", como dito por Peter Senge em um dos ciclos da Expo Management.

O CEO-herói é aquele cara que se apresenta para os acionistas, que inspira os funcionários, dá energia nos momentos de mudança, não teme tomar "decisões duras".


Mas, atualmente, os "seniores" frequentemente implementam ações que não se perpetuam, principalmente no nível estratégico. E o grande causador disso é o fato de que as pessoas, em geral, se apegam às suas formas habituais fazer as coisas. Novas idéias não surgem, e o pessoal de base se sente intimidado de opiniar pela distância dos cargos.

No fim, os títulos Senior, CEO, Chief, acabam por distanciar e calar mais os funcionários nas discussões. Não se libera energia para criar novas idéias e, consequentemente, não surgem novos produto, novos mercados, afinal, todos estão muito ocupados em agradar e seguir seus chefes pelo crachá.

Invariavelmente, aparecem novas crises, e vão todos a procura de algum outro herói-líder. No fim, sempre cai o problema no colo de um líder, um verdadeiro líder, não mais importando o seu cargo hierárquico.

Mas, tudo isso não é nada realmente novo, pois os fundamentos para compreender a liderança já existe: são os mesmos da era das máquinas e que perdemos completamente.
Afinal, líderes sempre existiram.

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