15/06/2008

Um alternativa à lógica socrática

"Era uma vez um homem que pintou um lado do seu carro de branco e o outro de preto. Seus amigos lhe perguntaram por que ele havia feito uma coisa tão estranha. Ele respondeu: ‘Porque vai ser muito divertido, caso eu venha a sofrer um acidente, escutar as testemunhas se contradizendo no tribunal.’"

O Dr. Edward de Bono* utiliza essa história como exemplo do que ocorre no nosso sistema comum de discussão: em muitos casos, ambos os lados estão certos, mas olhando por aspectos diferentes da situação. Como alternativa a esse tipo de debate em que cada parte assume uma visão contrária e confrontadora, ele criou um sistema prático, produtivo e muito fácil de aplicar: o Método dos Seis Chapéus do Pensamento

de Bono expõe em seu livro "O Pensamento Paralelo, de Sócrates a De Bono" um discurso crítico construtivo para a lógica da verdade, do juízo e do raciocínio originários dos 3 grandes filósofos gregos (Sócrates, Platão e Aristóteles) que modelam a educação no mundo ocidental e o pensamento por milênios. Ele expõe a sua teoria como alternativa à lógica clássica.

Segundo de Bono, há a necessidade de mudar a nossa foma de pensar já que no futuro existirão 3 variáveis que farão a diferença:

1- A competência; 2- A informação; 3- A tecnologia

São essas variáveis que capacitarão as empresas a desenhar e distribuir os seus novos produtos. O pensamento tradicional não está preparado para esta transformação. A resposta está no pensamento criativo, construtivo e capaz de desenhar o novo.


O Pensamento Lateral.O pensamento lateral se baseia em romper a linearidade da lógica normal (unidirecional) e explorar as zonas laterais da mesma . Seguindo a nossa Lógica, partimos do pressuposto que a linha reta é o caminho mais curto entre 2 pontos, mas muitas vezes não pensamos que não seja o mais original. Pensar lateralmente é utilizar a criatividade para escapar das idéias e modelos fixos que nos limitam às possbilidades de uso das novas informaçõs disponíveis. Para isso, basta mudar, a qualquer instante, o seu próprio ponto de vista sobre algo, e passar a observar por um ângulo diferente. De Bono sugere alguns ângulos padrões e os chama de Seis Chapéus para Pensar.

1) Chapéu Branco: É o da informação. Oferece um ponto de vista baseado em fatos e dados. Sem preconceitos. Memorizar com: papel neutro, em branco e transmissor de informação.

2) Chapéu Vermelho: É o dos sentimientos, da intuição, dos pressentimentos das emoções. Oferece um ponto de vista sem raciocínios, nem muita lógica, há uma atração pelos palpites e opiniões. Memorizar com: fogo e no calor.

3) Chapéu Preto: É o da cautela, juízo crítico. Oferece um ponto de vista de cautela, de evitar que erros aconteçam, buscar o porquê não se pode fazer algo. Memorizar com: imagem do juiz de preto com olhar severo.

4) Chapeu Amarelo: É o do otimismo. Oferece o ponto de vista da visão lógica e positiva dos feitos. Busca a factibilidade e uma maneira de atuar. Persgue os benefícios. Memorizar com: a luz do sol.

5) Chapéu Verde: É o da criatividade. Oferece um ponto de vista de alternativas adicionais, para plantear possibilidades e hipóteses não exploradas. Memorizar com: vegetação com crescimento abundante.

6) Chapéu Azul: É o do controle dos processos. Oferece um ponto de vista de determinação, ordem, programação, método. Atraído por resumos, conclusões e decisões. Preocupado com o aumento da produtividade. Memorizar com: Azul panorâmico do céu.

Para estimular esses pontos de vista, há a necessidade de ser criativo, então procure:
- Ter um desafio;

- Ter uma provocação;

- Ter movimento (para onde se vai);.

Faça o dowload do Mapa Mental (em Português) feito pelo site http://www.intelimap.com.br/







* Edward De Bono: Británico, graduado em Medicina e Psicologia, é o maior nome mundial entre os investigadores da Criatividade. Docente das universidades de Cambridge, Oxford, Londres e Harvard nas cadeiras de Pensamento Criativo e Administração de Idéias.

Nenhum comentário: