14/06/2008

Pensamento Crítico



Fazer reuniões ou apresentações tem como objetivo primário o debate entre os participantes. Como disse uma vez Sócrates:

"Se não há discussão, não há diálogo".


Ao ser convidado para esse tipo de dinâmica, o profissional deve se perguntar "Por que eu?" e, a partir daí, traçar a melhor forma de colaboração com os demais participantes. Atitudes como essa são de pessoas que desenvolvem o Pensamento Crítico.
Pensamento Crítico é a habilidade de se dedicar a um reflexivo e independente pensamento e ser capaz de deduzir com clareza e racionalidade. Não significa ser argumentativo ou crítico em relação aos outros.
Embora as práticas de pensamento crítico possam ser utilizadas para expor falácias e maus raciocínios, podem também ser utilizadas para dar suporte a outros pontos de vista, a cooperar na solução de problemas e na aquisição de conhecimento.
É uma habilidade que compõe o perfil profissional, útil em todos os tipos de carreiras e profissões. Atualmente, é fundamental ter um pensamento claro e sistemático que contribuam para a compreensão e a expressão de idéias, o bom uso da linguagem e as habilidades de apresentação.

Para saber mais sobre Pensamento Criativo, faça o download desse mini-guia (26 páginas) com conceitos básicos realizado por Joe Lau do Departamento de Filosofia da Universidade de Hong Kong (em inglês).

Conteúdo:
1. Introduction / 2. Meaning / Definitions / 4. Necessary and sufficient conditions / 5. Linguistic pitfalls / 6. Basic logical concepts / 7. Arguments / 8. Validity and soundness / 9. Patterns of valid arguments / 10. Causation / 11. Morality / 12. Fallacies / 13. Going forward




Nenhum comentário: